E você...já fez sua parte?

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Esses dias, li uma matéria em que o secretário de cultura do Estado, Auto Filho, dizia que o grande investimento da pasta dele era o Programa Biblioteca Cidadã, que prevê a aquisição de 3,5 milhões de livros para as bibliotecas públicas do Estado, principalmente as do Interior.

Resolvi escrever sobre isso hoje, porque ouvi de muita gente que esse era um projeto louco, que o povo não quer saber de livro, mas sim de prato cheio em cada refeição, e que o dinheiro destinado à implantação do projeto poderia ser aplicado em demandas mais urgentes, como a segurança pública, por exemplo. Porém, gostaria de levantar uma reflexão.

Certo que temos problemas mais urgentes a serem solucionados, mas será que todos os nossos problemas não estão ligados à educação, ou melhor, à ignorância do povo!? Será que se tivéssemos cidadãos mais críticos socialmente não viveríamos num meio mais justo e melhor para todos!? Às vezes, me questiono sobre isso, sabe!? Definitivamente concordo com o secretário, que, por sinal, também é jornalista e professor universitário, e defendo a tese de que devemos fazer uma revolução cultural pelo livro no nosso Estado e no País.

Precisamos da ajuda de todos. Você vai ficar aí parado!? Eu já comecei a fazer minha parte e, sempre que posso, presenteio alguém com um livro que já li e recomendo. Faça o mínimo que puder e tente mudar o máximo!

BdeCastro.