Inscrições abertas para teste de seleção

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Hoje, indo para o trabalho, reparei num outdoor que dizia: "inscrições abertas para teste de seleção". Pois bem, essas seis palavrinhas me fizeram pensar numa coisa: qual é o real sentido desses mini vestibulares que as escolas privadas fazem para estudantes do ensino fundamental e médio?

Queria mesmo saber. E questiono porque na minha cabeça não faz muito sentido querer selecionar garotos e garotas quando vivemos num país onde menos de 10% da população consegue concluir um curso no ensino superior. Certo que as escolas podem justificar essas seleções afirmando que têm um critério de aprendizagem, que querem um perfil homogêneo de aluno ou coisas do tipo. Mas, na verdade, o que não se fala muito é que tudo isso objetiva criar uma verdadeira fábrica de pequenos gênios que, posteriormente, se trasformarão em números, estatísticas de aprovados nos vertibulares de verdade. Aí, elas mudam o slogan e dizem: "somos a escola que mais aprova".

Me revolta encarar um fato como esse e não poder muita coisa. Será mesmo que o grande interesse dessas instituições não é lucrar e lucrar em cima do talento de alguns desses selecionados. Por mim, as portas de cada escola ficariam abertas, sem teste algum, para que qualquer criança ou adolescente pudesse ter acesso a uma educação de verdade, uma educação inclusiva e não de exclusão, como esse processo seletivo propõe.

BdeCastro.