O dilema do centavo

terça-feira, 25 de setembro de 2007

É incrível como passamos corriqueiramente por situações que agridem nossos direitos enquanto consumidores e não nos damos conta! Nesta semana, fui, como de costume, a um shopping aqui da capital fazer uma ‘comprinha boba’. Não diferente das outras vezes, fui bastante objetivo: entrei na loja, escolhi o que queria e me dirigi ao caixa. Foi quando o vendedor me disse que meu total ‘terminava em 99’. Sabe aquelas contas que nunca são redondas, tipo: 3,99 e 5,99? Pois é, a minha era assim. Aí, eu pensei: será que se eu der o valor fechado vou receber o meu centavo de troco? Paguei para ver e a resposta veio logo em seguida: o produto embalado numa sacola e a nota fiscal. Só! Nada do centavo.

A minha reação foi igual a da grande maioria das pessoas: dei as costas e saí. Mas depois eu me perguntei: quanto uma grande loja fatura por dia, mês ou ano só com estes centavos embolsados ilegalmente? Sim, ilegalmente, porque nós, consumidores, temos o direito à exigência de cada centavo, cada real de volta, e é obrigação, e não favor, dos estabelecimentos comerciais de fazerem esta devolução. Esta na Lei!

Muitas lojas tentam burlar a legislação oferecendo mercadorias em troca, e o cliente, na maioria das vezes intimidado, acaba acatando a imposição. Gente!, é um absurdo saber que somos roubados de uma forma tão explícita e não fazemos nada. O povo brasileiro já anda a duras penas para ganhar, em sua grande parcela, míseros 380 reais no final do mês e uma coisa destas acontece sem que ninguém se indigne, sem que a mídia reclame. Até quando vamos continuar sendo enganados e vamos fingir que nada acontece?

Basta andar cinco minutos no centro de Fortaleza para notar o que digo. Neste pequeno intervalo de tempo, sem muita observação, encontramos uma série de lojas com anúncios ‘tentadores’ de 1,99 (já virou moda!). Só que o que não se diz é que este preço não é tão camarada assim. Aí, se fala que o produto está abaixo de dois reais, mas uma mensagem invisível vem em anexo: “seu centavo não volta para você. Conforme-se, vamos lucrar com a sua passividade”.

E a conformidade do povo é tanta, que quando perguntamos o preço de um produto vendido numa loja como essa, logo se ouve: “Ah, foi 1,99, ou melhor, 2,00!”. Isso é um absurdo! Nós somos cúmplices de um roubo que nos afeta direta e indiretamente. Precisamos conhecer mais nossa posição de consumidores. Caso contrário, nunca seremos aptos a uma reclamação. Eu ainda não voltei ao shopping para fazer compras, mas quando for, com certeza pedirei meu centavo. Exija o seu também!

BdeCastro.